25 de novembro de 2010

Beber muita água, CUIDADO água de mais pode fazer mal.

A água reina na blogosfera light, vamos beber muita água, água para emagrecer, água para pele, cabelo, hidratar, água e mais água e mais chá.
Tome água,
Coma água,
Viva água !!!

Mais como tudo tem que ter limites, tomar água é necessário mais esse "frisson" tem de ser visto com um pouco de cuidado, além de água consumimos chás, sucos, leite, café, frutas e a própria comida tem muita água presente em seus componentes.

Sei que beber muita água de uma só vez ( mais de 500 ml ) não faz muito bem, a água deve ser consumida ao longo do dia considerando-se também atividade física e o clima (calor, frio, tempo seco)
Em média 2 litros/dia é suficiente, mais lembrando que o liquido não vem só da água não é preciso se "entupir" de copos e copos deste liquido.

Veja um trecho desta matéria :

Cuidado com o excesso
É quase impossível acreditar que beber muita água possa trazer consequências desagradáveis ao organismo. Mas o abuso é capaz de causar até a morte. O principal problema do excesso é a chamada hiponatremia, que é o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. Nesse caso, acontece uma diluição dos sais existentes no sistema circulatório. A diluição exagerada desses eletrólitos pode fazer com que sua função seja reduzida. As conseqüências são dores de cabeça, mal-estar e até mesmo parada cardíaca, em razão da disfunção elétrica que compromete a contração do músculo cardíaco. Isso pode ser fatal mesmo em indivíduos saudáveis.

"Não se pode precisar ao certo uma quantidade limite para que não aja hiponatremia, pois isso varia de pessoa para pessoa. No entanto, é muito conhecido o caso de uma garota que morreu, nos EUA, após participar de uma competição em que era preciso beber a maior quantidade possível de água. A menina ingeriu seis litros e horas depois morreu", exemplifica Milana. Por mais que pareça chocante, a história também andou acontecendo com alguns atletas, durante maratonas, quando ingeriam uma alta quantidade de água com o intuito de não desidratar.

Rins a todo vapor
Ingerir líquido além do limite dos rins também pode ser um problema. Esse órgão tem a capacidade de regular o quanto ele pode - ou não - excretar água na urina. A função do rim é regular a quantidade de água corporal que o indivíduo possui, assim como do sódio, potássio e outras substâncias. É ele quem faz o ajuste fino daquilo que temos no sangue: expele os excessos e armazena os nutrientes importantes.

Quem ingere quantidades exorbitantes de água não sobrecarrega o rim, mas faz com que ele não consiga atender à demanda. Isso faz com que a pessoa acumule água no corpo e dilua uma série de substâncias que estão no sangue, e a principal delas é o sódio. "Com o sódio abaixo do limite, o sistema nervoso central é afetado e a pessoa pode ter problemas de confusão mental, náuseas, crises convulsivas e pode caminhar para edemas cerebrais, coma e morte"

Mais é claro que beber os 2 litros de água não faz mal, mais não bebe-lós não faz você "emagrecer menos do que quem bebeu" a água tem um efeito físico para o bom funcionamento do organismo e das funções vitais, mas não é preciso exagerar o corpo sabe direitinho a hora que precisa se hidratar ele "pede" e se você não tem está necessidade de beber tanta água não se sinta mal e nem desesperada o seu corpo sabe o quanto ele precisa.

Dose seus goles e pense se não tem estado meio "neurótico" pois exagerar pode ser uma doença que com o tempo pode trazer grandes e péssimas consequências.

Agora vou indo,
Tô com sede vou tomar um copo de água, hahsahsaha.
Bj.......



________________________________________


Hoje é dia do doador de sangue, PARABÉNS !!!



13 comentários:

Lugreen disse...

Oi linda!

Adorei o post, serve de alerta!
Otima quinta!
E Parabéns pela determinação sempre!
bjuxx e shalom
Otima quinta!

Ministério disse...

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Lú Pinheiro disse...

Nossa Mirian...
adorei o post... eu que me encharcava de água mais já tem bastante tempo que não tomo tanta assim estou na faixa dos 2 litros por dia, mais eu bebia muito pq sinto muita cede, pensei estar até com diabetes mais não estou...
sobre o seu recadinho eu pensei bem e já estou aqui com o celular para gravar...
obrigada pelo seu enorme carinho viu...
bjnhos da Nega

Lidia disse...

Ola flor, retribuindo a visita, adorei suas postagens, to te seguindo..bjinhoss

Muriel disse...

OI, lindinha..
Amei sua postagem..
Já tinha lido sobr isso.
Mas acho que na verdade as pessoas não bebem tanta agua assim..
Eu acho né???
Mas quanto a vc não abandone seu cantinho...
Tá bom???
Aki todo mundo entende a gente..
Bjus e força....

Cristiane disse...

Oi amiga. Muito importante a sua matéria. Já haviam me falado que agua demais poderia fazer mal e é por isso que tomo em média dois litros mas de pouco em pouco durante o dia.
Bom final de semana. bj

Angélica disse...

Flor passando pra te deixar meu carinho, to seguindo vc!!!adorei seu cantinho viu??????? bjs e obrigada pela visitinha!!!

Emagrecendo disse...

Bom dia !!!Passa lá no meu cantinho tem selinho pra vc bjs

Juliana Morini disse...

oieee....

nossa amiga... otimo alerta... tudo q é em excesso é ruim... né...

desde uma simples agua...

e fica aí as otimas dica.... valeu

e ah tem selinho pra ti la no meu cantinhooo... é com todo meu carinhooo

bjao e linda sexta flor

★$ Naиđ♂ N£яi $★ disse...

Obrigado pelo apoio que vc tem dado as participantes do desafio.
Beijo no coração
A dica da água é ótima!!!

Dida - Futura Ex-Gordinha disse...

Tudo demais faz mal!
Adorei o post!
Beijos

Lugreen disse...

Olá linda!

Passei para desejar um FDS bem magrovilhoso!
Bjuxx e shalom

Rose Silva de Oliveira disse...

É moderação é para tudo não é mesmo? Bem eu bebo muito mais que dois litros de água, mas vou me esforçar para diminuir o o volume.